quinta-feira, 13 de maio de 2010

10 maio

10 de Maio
7h45 já estava diante da DHL do aeroporto de Brazaville, na esperança (sempre boa esperança) de conseguir levantar a AJP e apanhar o primeiro barco para Kinshasa. Só que eram 8h00 e o polícia da alfândega disse com um sorriso que tinha que primeiro ir ao render da guarda, que imaginem demorou meia hora com “sentido”, “á vontade”, “sentido”, etc. Depois foi hastear a bandeira e abriu a porta já eram 8h45. Montes de embrulhos que estavam á frente da minha AJP, fizeram com que esperasse mais meia hora até começar a montar a bichinha. Nem meia hora demorei para meter as peças que tinha retirado e meter a gasolina que tinha acabado de comprar, só que quando ligo a chave…nada. Já vos disse que o que menos curto numa moto é a parte eléctrica??? Bem só consegui corrente já eram 11h00, imaginem. Tinha sido em Cotonou ao embalar, dobraram o guiador para trás e cortaram-me dois fios num sítio bem difícil de ver.
Gás para o porto de Brazaville e confusão…nem imaginam, se me contassem não acreditava. Sempre a pagar, por tudo e por nada e não adianta falar com os polícias, pois esses têm comissão. Já perto das 15h00, lá vou embarcar, só que tinha que descer uma rampa que no final tinha três degraus inclinados. Para mim, que faço trial á tantos anos, nada, mas mesmo nada de difícil, só que quando lá cheguei, apareceram montes de pessoas (mitras eheh) a quererem descer a moto. Aos berros a dizer que não queria, mas não adiantou de nada o que originou que tivesse de sair de cima da AJP pois estavam a desiquilibrar-me. Nem dez segundos foram precisos para descer a escada e rapidamente me encontrei dentro do barco. Meia hora á espera que arrancasse e quando já estava mesmo a arrancar, um policia chama-me e mostra-me o “spot”. Dirijo-me a ele a correr só que o barco já estava a metro e meio de distância e "berro": dá-me isso o que o policia retribuiu com: donne moi d’argent… Como o spot é da Espaços Sonoros, nem hesitei, abri a carteira e peguei numa nota de 10.000 CFA (cerca de 15 euros) e disse-lhe atira…mas ele obrigou-me a dar o dinheiro a um que estava ao meu lado e só depois me atirou o spot. Resultado, quando me agarraram para descer a moto eram tantos que um aproveitou logo para gamar. O polícia deve ter visto, apanhou o ladrão e claro veio ganhar o dia. Depois, dentro do barco, começaram á porrada entre eles o que me fez ver que o barco estava apinhado de gatunos. Quando o barco atracou, trinta e cinco minutos depois, foi semelhante confusão, pois entram aos saltos montes de pessoas para retirarem a carga que o barco trás, para ganharem dinheiro. Só que no meio deles, vêm mais gatunos e temos que estar mesmo alerta.
A partir daqui, vem o sofrimento das fronteiras, mínimo duas horas a correr bem. Primeiro entrei numa sala e esperei que o polícia acabasse de teclar no telemóvel, o que foi no mínimo meia hora. Depois fez tantas mas tantas perguntas estúpidas, tipo que dinheiro trazia, qual o cartão visa e o plafond, aí resolvi dar-lhe baile e disse-lhe que não sabia o plafond. “Então como fazes”…fácil, telefono aos meus pais, depositam-me e eu levanto dahhhh…depois queria que lhe dissesse porque é que os portugueses deram a independência a Angola: pergunta aos políticos, não a mim.”Mas tu és português”eheh, pois mas era muito pequeno nessa altura disse eu já a dar-lhe tanga.
A seguir vem a parte da alfândega, super demorado como costume, mas o pior ainda estava para vir, é que em Kinshasa, não se paga nada aos polícias, nem na alfândega, mas quando estava quase a “botar pra estrada”, vem a brigada da…imaginem…desinfecção. Esta é mesmo para rir, todos badalhocos, lixo por todo o lado e paguei vinte dólares para me desinfectarem a moto ahahahah, nunca tal visto.
Saí de lá quase noite, imaginem um dia para passar de um lado para outro um rio com sete kilómetros de largura. Nada mais a fazer senão procurar um hotel, mas hotéis em Kinshasa, não abundam e lá foram 172 dólares americanos só para uma noite. Só para o jantar (não comi nada o dia todo) foram o molho de notas que podem ver na foto.

2 comentários:

  1. Osvaldo, como tens imensa piada a contar todas essas peripécias, conseguiste fazer uma comédia a partir de um filme de terror :)

    Abraço grande. Nuno

    ResponderEliminar
  2. Osvaldo que aventura!!!! a coisa complicou!!! isso é a Pobreza e não só!! Força estamos aqui sempre a poiar-te, e a ler os teus comentários sempre com aluguma a piada no meio de tanta chatisse.

    Fica bem
    Bjs e abraços dos amigos Jorge e Ana Paula

    ResponderEliminar