sábado, 1 de maio de 2010

30 abril




30 Abril
Já completamente farto de estar parado e a gastar dinheiro, pirei-me para o Benin. Na fronteira encontrei-me com os alemães que estão a fazer um trajecto semelhante que se chama road-to-africa.de, nuns jeeps Kia. Já tinha visto na net este projecto, vão onze pessoas e três jeeps. Perguntei-lhes como iam passar a Nigéria mas não sabiam ao certo. Tinham conseguido tirar o visto na Alemanha e contratado um guia jornalista e estavam a pensar passar em dois dias o mais rápido possível. Consegui tirar uma foto ás escondidas pois a policia fartou-se de mandar vir quando quis tirar ás vistas.
Mal cheguei a Cotonou, capital do Benin, fui directo ao aeroporto para ver o que arranjava. Logo a primeira pessoa que vi, fez-me o preço mediante o peso que lhe disse e toca a desmontar a AJP e embalá-la.
A seguir vem o problema: não passava qualquer tipo de papel, metia o nome por fora e eu em Brazzaville levantava com o passaporte. Ainda por cima não ía declarado como moto e eu preciso do carimbo de saída da alfandega do Benin, no carnet. Resolvi ir ao lado falar com um despachante que me disse que tratava de tudo mas só segunda feira. A informação que me deu, é que poderá ou não haver avião uma vez por semana, dependendo da carga que aparece. Agora é uma questão de sorte, os dias que aqui vou ficar.
A título de curiosidade, o peso da AJP em marcha é de 211 kgs sem gasolina e estou neste momento com 72 kgs. Aquele motorzinho de 200 cm3 está a puxar cerca de 300 kgs quando tenho os depósitos cheios. É obra…

9 comentários:

  1. Espero que consigas ultrapassar todos esses obstáculos bem depressa.
    Não há nada pior do que estar parado sem ser por nossa vontade.
    Vais ver que tudo se resolve!
    Não desanimes!
    Um abraço,
    A.Queirós

    ResponderEliminar
  2. Olá! Folgo ter notícias com fotos :-) que embora não sejam as que gostavas de mandar (todos sabemos que gostas é de "papar" Km) não são más de todo...
    Enfim, vais ver que logo que consigas ultrapassar esses "contratempozitos" (nada que não estivesses a contar;-)) até te vai saber melhor o resto da viagem!
    Um grande abraço do Tosta e beijos das Tostinhas

    ResponderEliminar
  3. Que bom saber de notícias tuas! Coisas estranhas nos vão passando pela cabeça quando não há notícias. Mas agora, cá por casa, já estamos mais descansados por saber que os teus problemas são coisa de burocracia e de logística! Não é que sejam pequenos, mas não têm a ver com a tua saúde e/ou integridade física. Esperamos que os venças e que continues a andar de mota, como tanto gostas, rumo ao Sul! Abraços (mesmo não te conhecendo em pessoa, é como se fosses um familiar com que nos preocupamos nas situações complicadas)

    ResponderEliminar
  4. Amigo

    Um grande abraço e boa sorte nessa travessia.

    Rui Baltazar

    ResponderEliminar
  5. Tem paciencia OSAGA. Esta a ser uma aventura e pêras. Tudo de bom amigo.

    ResponderEliminar
  6. Uma AJP é, por definição, todo terreno… :)

    E consegue carregar todo o peso do mundo… mesmo o “peso” da tua vontade em prosseguir… e também é por isso que vais chegar ao destino, a Pretória… e nós vamos estar aqui a torcer… e vamos ter orgulho por, contra ventos e marés, um português, tu Osvaldo, ter levado a melhor todas as adversidades… coisa rara neste país… Abraço grande. Nuno

    ResponderEliminar
  7. forca companheiro
    nao desanines
    o sonho comanda a vida para a frente e que e caminho
    abraco e boa viajem

    ResponderEliminar
  8. Força BIMBO na desanimes um abraço do Sul

    ResponderEliminar
  9. Força amigo Osvaldo!
    Fico contente por saber que estás bem´e a AJP também, isso é o mais importante.
    Quanto às burocracias, já sabes, tens que te munir de muiiiita paciência e algum $.
    Abraço
    João Freitas Casaca

    ResponderEliminar