terça-feira, 1 de junho de 2010

31 de Maio

31 de Maio
Depois de um final de dia tão bem passado em Inhambane e em Maxixe, acabei por ter uma noite de pouco sono, pois o colchão está mesmo com um furo lento e passei o tempo todo a acordar e a enchê-lo.
Já me tinham dito que a estrada até ao Xai Xai, não estava nas melhores condições, mas como até já tinha saudades do mau piso, acabei por encarar com boa disposição os buracos. Só que começou a chover e bem, e a terra virou “matope”, para minha delícia, pois começaram os derrapanços, ao fugir da faixa de rodagem, para deixar passar as pick up’s e os jeeps que passam com uma pastilha daquelas.


Cheguei ao Xai Xai sem nenhuma queda, para espanto meu, e resolvi recordar a praia, fazendo o desvio de vinte quilómetros até lá. Realmente a praia é muito linda, com as rochas que tão bem me lembrava e com alguns edifícios já completamente degradados. Lembro-me que havia uma rede junto ás rochas para os tubarões não entrarem na baía, mas de vez em quando lá havia um que entrava e alguém era mordido. Do Xai Xai fui directo a Macia, já com boa estrada e sem chuva, onde aproveitei para comprar umas castanhas de caju e meter gasolina.
De Macia ao Bilene, são 30 kms em muito bom estado, mas lembro-me de fazer este trajecto no Fiat 850 da minha mãe e era sempre em terra ou matope quando chovia.
Cheguei ao Bilene e reparei que por estas bandas a evolução ainda foi grande, pois á vinte anos atrás, nem tinha onde comer. Agora é só casas novas e montes de sítios para dormir. Fiquei no Complexo das Palmeiras, já perto do Parque Flores, num bungalow mesmo junto á praia.
Só mesmo pena o tempo não estar para mergulhos, mas pode ser que amanhã…
Saio daqui dia 2 de Junho em direcção a Maputo para lá tentar estar por volta das 14h.
Hoje foi dia dos Xutos & Pontapés arrasarem no rock n’ rio. Um abraço daqui de Moçambique
Maxixe – Bilene total 390 kms

3 comentários:

  1. Li agora as notas destes últimos dias e acho que deves estar a gozar à brava esta viagem. Só espero que tudo continue como até aqui, quero dizer até aí.
    A transmissão foi-se com 16 mil? E o pneu de trás ainda aguenta? Até ao final?
    Aproveita e faz-nos sentir como se fossemos na tua moto.
    Sempre a dar-lhe,
    António Queirós

    ResponderEliminar
  2. Puro prazer ler os teus comentários e ver as tuas fotos. Uma imagem vale 1000 palavras. Grande AJP.
    A minha Bandit 600 adquirida nova na Horizmoto em 27.09.1996 tambem faz uma boa média. No dia 22 de Maio fui com 2 amigos a Torre de Moncorvo almoçar ao Lagar e fiz média de 4,38 L aos 100 Km. Para isso muito contribuiu o Jorge que conheci no passeio que fiz com ele nos dias 28 e 29 de Novembro do ano de 1996. O Saudoso Jorge, a conduzir uma Ducati desportiva, ensinou-me mais como usar correctamente a mecánica duma mota nesse fim de semana do que aprendi no resto da minha vida.
    Mudando de assunto.
    Continuação de boa viagem, e se a seleção portuguesa tiver o teu querer somos de certeza campeões do mundo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Campeão és o maior e estás em terras que adoro, conheço muito bem e tenho muitos amigos e saudades também. Moçambique é o mais bonito país do mundo.Maningue chunguila!
    Agora que estás a chegar aproveita para comer una camarões no Costa do Sol e tomar uns banhos nesse mar maravilhoso.
    Aqui já fizemos duas corridas no Troféu de Clássicas e as coisas estão a animar. Em breve teremos 3 Manx a correr. Deixo-te esta novidade para te aguçar a curiosidade. E tenho um presente para ti quando chegares à meta.
    Um grande abraço e boa viagem até à África do Sul.
    J. Campos Costa

    ResponderEliminar