quarta-feira, 14 de abril de 2010

12 e 13 abril


12 e 13 abril
Dakhla… não queria aqui passar e acabei por ficar uns dias. Até que é uma cidade bem engraçada com alguns turistas. Encontrei o Américo Cardoso, sim, aquele que fez Porto – Guiné Bissau de moto 4 com mais uns amigos em 2009 e que fez um excelente vídeo que inclusive passou na TV. Tinha planeado fazer Porto – África do Sul passando por Moçambique onde vai em negócios, juntamente com outra moto e um jeep de apoio. Não acabou por acontecer como ele tinha previsto e meteu-se á estrada sozinho (que maluco eheh). Acabou por ser apanhado de surpresa com o visto da Mauritânia e voltou para Dakhla para regularizar a situação. Vai com uma Yamaha 660 Téneré novinha, também ele com um peso às costas daqueles.
Encontrei uma brasileira que mora em Dakhla com o marido francês e disse-me que havia um casal de portugueses que também lá vive e que trabalham no porto de Dakhla.
Como tenho que esperar pelo visto, resolvi atacar a AJP e limpei-lhe os pulmões (filtro de ar) pois já vai com mais de 3.000 kms sem fazer qualquer manutenção. Dei uma vista de olhos por ela abaixo e toca a passear por Dakhla, pois ir para um cyber café é desesperante. Só para abrir um site leva mais de 15 minutos e sempre a pagar sem fazer nada. Acabei por desistir e resolvi continuar a escrever e mal consiga envio tudo. Dakhla tem umas praias que são qualquer coisa…com areia fininha e branquinha.
Mas uma coisa é certa…estou cheio de saudades de andar de moto
Descobri que se fosse a Rabat, o visto seria muito mais rápido e que também poderia tirar o do Mali. Pensei, pensei… e visto que ainda não tinha nada de especial para contar, o melhor mesmo era fazer alguma coisa por isso.
Depois de pensar no tempo perdido, meti-me num avião (480 € ida e volta e mais 2.000.000 de dirhams de medo) e lá fui eu directo a Casa(blanca). Só que quando lá cheguei, já não havia comboios para Rabat que fica a 130 kms do aeroporto de Casa. O Américo disse que de Air Marrocos não ía de certeza, então prontifiquei-me a levar-lhe o passaporte e tirar-lhe os vistos.
No aeroporto, contratei um chavalo o Rayan Marioc super simpático que me levou a Rabat, onde chegamos ás 2h30 da manha. Hotel??? Niclas… vai daí dormimos no carro mesmo em frente á embaixada da Mauritânia.
Acordei ás 7h e esperei pelas 9h para ser atendido. Só que a notícia não foi das melhores, “tu viens ici á 15h …” resultado: toca a ir á Air Marrocos e alterar o voo para dia 14 e procurar um hotel mesmo no centro de Rabat (240 Dirhams – para fazerem as contas aos euros, tirem um zero). O recepcionista tinha um ar suspeito, mas devia ser dos óculos com fundo de garrafa. Despedi-me do Chavalo depois de trocarmos nº. de telefone e email, e fui dormir 2 horitas que já não me aguentava de pé. Voltei á embaixada e levantei o passaporte já com o visto e encontrei um casal de franceses que iam numa BMW com side car até Dakar, mas com um carro de apoio. Esta gente não sabe andar sem apoios??? Desloquei-me á embaixada do Mali que ficava na mesma rua. Consegui o visto depois de uma hora de paleio eheh e liguei ao Américo todo contente, a dar-lhe a notícia.
Agora resta-me esperar por amanhã, para bem cedo apanhar um comboio para Casa, passar para outro e ir até ao aeroporto, apanhar mais uma seca daquelas, apanhar o avião (já vos disse hoje que tenho mesmo medo de andar de avião?) e chegar a Dakhla ao fim do dia. Dia 15, começo outra vez a “botar pra estrada”…tendo perdido uma data de dias, por estupidez, mas tenciono recuperá-los eheh

5 comentários:

  1. Ainda bem que tudo se resolveu. Abraço grande. Nuno

    ResponderEliminar
  2. A burocracia é de facto um grande cancro, aqui, em Marrocos, enfim um pouco por todo o lado ...
    Gostei de saber que o amigo Osvaldo está bem, isso é sempre o mais importante, confesso que já estava intrigado por ver o spot tanto tempo no mesmo sítio.
    Abraço. Joao

    ResponderEliminar
  3. Uma contrariedade muitas vezes é a oportunidade para sairmos da nossa concha de conforto e conhecer melhor os locais e as pessoas - já lá dizia o grande viajante Ted Simon. Pelo relato destes dois dias, eles não foram totalmente perdidos e lá conheceste melhor uma cidade que de outro modo nunca terias oportunidade de conhecer melhor. Prepara-te para mais imprevistos, que isso ainda agora começou e isso é Africa. :) E que esses imprevistos (bons) juntem mais à tua viagem!

    Um abraço e força!
    Zé Paulo (TodayAdventure)

    ResponderEliminar
  4. Tanta aventura !!!!!!!!! mas faz parte, v~e pela positiva estes dias de espera, enocntras-te pessoas que conhecias e ficas-te a conhecer outras.

    Bora lá estrada fora na AJP para mostrares a todos os que velm tu e a mota ;) bjs e sempre em frente

    ResponderEliminar
  5. De avião :-):-), e era de "ventoínhas" ou era mesmo um avião???
    Aterragem pior do que a da Ilha de Man não foi de certeza...
    Continuação de boas férias!

    ResponderEliminar