segunda-feira, 19 de abril de 2010

18 abril

18 abril
Começamos a andar às 6h mas já estava bem quente, apesar do sol ainda não ter despertado. As estradas do Senegal, estão mesmo esburacadas e por vezes,

prefiro ir pela terra ao lado, que é o caminho das carroças de burros, mas que está bem melhor.
Nada a apontar além de uma carrinha que passou em sentido contrário deixando cair um enorme saco branco que me obrigou a uma grande travagem e desvio que me fez mesmo pensar. Dois segundos mais tarde e tinha apanhado com o saco. Realmente nasci de cu para o ar…mas não quero abusar eheh.
Ao chegar á fronteira do Mali, já com o sol alto mas sem se ver, o calor começou a apertar.
Passamos a fronteira rapidinho (cerca de 1 hora, nada mal) e sem ter que pagar nada, o que foi de admirar.
Começamos a andar em direcção a Bamako, mas ao fim de 240kms resolvemos parar para meter gasolina e beber água e coca cola para meter algum de açúcar para dentro.
Bem não estão a ver…o calor era tanto, mas tanto que vou tentar descrever: deixei a moto á sombra enquanto fui beber água e pedi para me sentar numa cadeira também á sombra pois estava a sentir-me tão mal, quase a desmaiar. Mandei água fresca pela cabeça abaixo, mas quase que no mesmo instante ficava seca. A cadeira tinha uma parte em ferro para apoiar os braços e á sombra era impossível lá pousar os braços de tão quente. Ao fim de meia hora resolvemos continuar e descobri que tinha bebido duas garrafas de litro e meio mais duas cocas de seguida e estava ainda cheio de sede. Peguei na moto, meti o capacete e queimei-me no fecho metálico. Não se esqueçam que disse que a moto estava á sombra. Falei com o Américo e disse-lhe para irmos rapidamente descobrir um hotel com ar condicionado e que amanhã saíamos ás 3h da manha.
Como o hotel ficava a 4 kms, resolvi ir sem luvas…má ideia, quando toquei na manete da embraiagem mandei um ai de dor de tão quente que estava.
Quase ao chegar ao hotel, vi uns babuínos, ou macacos, sei lá, tinham as patas da frente maiores que as de trás e rabo comprido, mas eu quero é andar de moto mas com esta temperatura até me ferve os miolos. Vivi 15 anos em Moçambique, já fui ao Egipto e á Tailândia que são países bem quentes, mas 47 graus á sombra…é dose.

5 comentários:

  1. Grande Osvaldo! Coragem para aguentar esse calor. Eu já teria derretido... Abraço grande. Nuno

    ResponderEliminar
  2. Grande Osvaldo. Força. Continua a mandar informação e continua a viajar. Que tudo continue bem contigo. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Da Aldeia Dura.

    Força Osvaldo que tudo continue a correr bem.
    Abraço

    helder costa

    ResponderEliminar
  4. Isso é que é calor, qual Alentejo qual quê?
    É só arranjar uma grelha e um franguinho que nem são precisas brasas.
    Força e que tudo continue a correr bem.

    ResponderEliminar
  5. Já estava com saudades das tuas crónicas! Também vivi em Moçambique durante muitos anos e com dias bem quentinhos mas, pelo que contas, esse calor é mesmo de "inferno". Por isso, fazes bem em viajar pela madrugada.
    Vai contando coisas, quando puderes, porque vou continuar a acompanhar a tua odisseia por essa África de que tenho muitas saudades! Abraços!

    ResponderEliminar